fbpx

Algumas pessoas dentro da paróquia acham que a catequese está cheia de problemas, de conflitos, de confusões… que é muito esforço para tão poucos resultados…. Tu e eu não negamos nenhum dos problemas. Mas estamos convencidos que tu és parte da solução.

Pode deixar-te nervoso pensar nos desafios que são colocados hoje a um catequista. Mas é excitante pensar na influência que tu podes ter nos teus catequizandos!

A investigação feita mostra como, num grande número de casos, o catequista é o factor mais importante no percurso de fé das crianças e jovens. Podes sentir-te tentado a julgar que o desinteresse de alguns pais, a pressão da escola, a sedução dos media controlam o futuro dos teus catequizandos… Tudo isso são factores importantes. Mas tu também tens muita influência:

  • Tu podes inspirar os teus catequizandos a levarem a fé e a vida a sério, à maneira de Jesus.
  • Tu podes oferecer-lhes um amor incondicional e um ambiente seguro de crescimento e partilha.
  • Tu podes encorajar a desenvolver uma grande amizade com Jesus.
  • Tu podes dar um exemplo de como uma vida de fé faz sentido e enche a vida de alegria.
  • Tu podes oferecer uma palavra amiga, um sorriso, alguém com quem podem desabafar.
  • Tu transmites um património de fé e cultura importante para a vida.
  • Tu estás a construir os cristãos adultos de amanhã.
  • Tu estás a oferecer aos teus catequizandos a possibilidade de viverem uma vida feliz.
  • Para alguns deles tu és a única pessoa que lhes dá razões para acreditar que a vida vale a pena.

A influência que, como catequista, podes ter na vida dos teus catequizandos é, muitas vezes, subtil, difícil de medir. Mas se abrires os olhos verás como na tua paróquia não faltam os jovens adultos que reconhecem nos catequistas que tiveram uma das razões grandes do seu bem-estar.

Siga-nos

Visite as livrarias

Quem Somos

Somos uma editora católica, fiel ao carisma de S.João Bosco. Especializados em catequese e pastoral juvenil, estamos em Portugal há quase 70 anos. "Educação e Evangelização" é o nosso lema. Temos lojas próprias nas cidades do Porto, Lisboa e Évora e estamos presentes nas principais livrarias católicas portuguesas.

Contactos

Rua Duque de Palmela, 11
4000-373 PORTO

(+351) 225 365 750

edisal@edicoes.salesianos.pt