fbpx

A Igreja proclama os quatro evangelhos durante as missas dominicais, em três ciclos litúrgicos: Ano A, Ano B e Ano C. Ao assistir-se à Eucaristia durante três anos seguidos, recebe-se uma catequese completa sobre a vida, obra e mensagem de Jesus.

 

 

No Concílio Vaticano II (1962-1965), os padres conciliares aprovaram um Leccionário Litúrgico, conhecido como “Livro de leituras para a missa”. O seu objectivo é ajudar-nos a conhecer e a amar Jesus e a sua obra salvadora através da Palavra de Deus.

{slider=As leituras dominicais}

Para as missas dominicais, o leccionário apresenta leituras e um salmo responsorial cuja numeração litúrgica está entre parêntises. As leituras estão organizadas de forma a aproximar-nos do mistério de Cristo e da sua obra de salvação.

A primeira leitura é retirada do Antigo Testamento exceptuando no Tempo Pascal em que pertence ao livro dos Actos dos Apóstolos.

Respondemos à primeira leitura com um salmo,do livro dos Salmos.

A segunda leitura vem das cartas (epístolas) de S.Paulo e do Novo Testamento.

A leitura do Evangelho varia segundo os ciclos litúrgicos:

No Ano A lemos Mateus

No Ano B lemos Marcos

No Ano C lemos Lucas

O Evangelho de S.João lê-se nos tempos especiais (ou fortes) do ano litúrgico: Advento, Natal, Quaresma e Páscoa.

 

Siga-nos

Visite as livrarias

Quem Somos

Somos uma editora católica, fiel ao carisma de S.João Bosco. Especializados em catequese e pastoral juvenil, estamos em Portugal há quase 70 anos. "Educação e Evangelização" é o nosso lema. Temos lojas próprias nas cidades do Porto, Lisboa e Évora e estamos presentes nas principais livrarias católicas portuguesas.

Contactos

Rua Duque de Palmela, 11
4000-373 PORTO

(+351) 225 365 750

edisal@edicoes.salesianos.pt