No próximo Domingo celebramos a festa do Pentecostes. Como nem sempre é fácil explicar (ou perceber) qual a acção do Espírito Santo em Jesus, propomos um jogo que nos ajuda nesse sentido.

 A ESTAFETA DOS FEIJÕES

 

Uma palhinha para cada jogador;

Dois pratos por equipa;

6 feijões por equipa

O animador distribui os participantes em equipas de seis elementos. As equipas colocam-se em fila, com cada jogador à distância de dois metros. A cinco metros do primeiro jogador da equipa está o prato com os feijões. Cinco metros atrás do último jogador da equipa está um prato vazio.

Ao sinal de partida, o primeiro jogador aproxima-se do prato com feijões, apoia a palhinha num deles e, aspirando, "cola-o" à palhinha. A seguir, corre para o seu companheiro mais próximo e deixa cair o feijão na mão dele. Enquanto o primeiro jogador corre de novo para o prato para aspirar outro feijão, o segundo "cola" o feijão que lhe foi entregue e corre para o entregar na mão do terceiro, regressando depois ao seu lugar.

Se um feijão cai da palhinha do jogador enquanto ele está a andar, deve ser colocado de novo no prato de partida.

Vence a primeira equipa que leve todos os feijões até ao prato da chegada. Evidentemente, é proibido caminhar com feijões na mão.

O animador, depois de acalmados os ânimos explica o propósito do jogo. O elemento decisivo para o jogo foi a capacidade de soprar e inspirar, de ter o ar em movimento. Foi uma força invisível que permitiu suspender os feijões durante o transporte. Essa força pode ser uma boa imagem para perceber o Espírito Santo. Ele foi a força que permitiu que Jesus ser quem foi e fazer o que fez.

Dinâmica retirada do livro "Firmes na Fé"

Siga-nos

Visite as livrarias

Quem Somos

Somos uma editora católica, fiel ao carisma de S.João Bosco. Especializados em catequese e pastoral juvenil, estamos em Portugal há quase 70 anos. "Educação e Evangelização" é o nosso lema. Temos lojas próprias nas cidades do Porto, Lisboa e Évora e estamos presentes nas principais livrarias católicas portuguesas.

Contactos

Rua Duque de Palmela, 11
4000-373 PORTO

(+351) 225 365 750

edisal@edicoes.salesianos.pt