fbpx

Sugerimos uma conversa com adolescentes sobre o Pentecostes e a sua importância para a Igreja.

 

Parabéns, Igreja! A festa do Pentecostes celebra o aniversário da Igreja.

É o dia em que o Espírito Santo foi dado à Igreja e onde todos nós podemos “nascer de novo” em Cristo.

A leitura dos Actos descreve a cena do Pentecostes. Como este acontecimento não aparece nos Evangelhos, a liturgia sugere-nos um outro relato em que surge Jesus a oferecer o Espírito Santo aos apóstolos.

É um texto curto mas com importantes ensinamentos para a nossa vida.

  1. Em primeiro lugar vemos como, apesar das portas fechadas, Jesus consegue entrar. Teria Ele um pé-de-cabra? Uma chave suplente? Arrombou a porta?

As portas estavam mesmo fechadas pois os apóstolos estavam cheios de medo. O evangelista João quer mostrar que Jesus ressuscitado não pode ser travado nem por portas nem por medos.

  1. Jesus entra e oferece “paz” aos apóstolos. Por duas razões. Porque os apóstolos estavam intimidados ao vê-Lo vivo. E depois, porque toda a vida de Jesus tem a ver com a paz. Não a paz dos políticos, a ausência da guerra, mas a paz que nasce no íntimo do coração e que dá sabor à vida.
  2. Os discípulos reconhecem Jesus e alegram-se. Foi difícil para o evangelista colocar em palavras a força da alegria que eles sentiram.
  3. E Jesus envia os seus discípulos a perdoar os pecados. A Igreja sempre viu neste episódio o início do sacramento da reconciliação, onde os apóstolos (e os seus sucessores, os bispos) recebem a autoridade para perdoar os pecados.

Isto deveria ser motivo de alegria para todos: por muito graves que sejam os nossos pecados, Deus está desejoso de nos perdoar!

Este relato mostra que o Espírito Santo é enviado para nos reconciliar com Deus, tornando-nos seus filhos.

Vale a pena, neste domingo, usar alguns momentos para avaliarmos se estamos a viver como filhos de Deus ao máximo do nosso potencial. É que, às vezes, colocamos a nossa relação com Deus em segundo plano.

Mas este Pentecostes chama-nos a responder com generosidade à oferta de Jesus, sem pormos barreiras ao Seu Amor por nós.

Para dialogar com os adolescentes:

  1. A partir do relato dos Actos dos Apóstolos, descrever o ambiente por onde circulavam os apóstolos. Porque é que eles estavam com medo?
  2. Cristo ressuscitado traz paz e o Espírito Santo aos discípulos. Descreve a tua relação com o Espírito Santo. O que se pode fazer para melhorar essa relação? Como é que o Espírito Santo nos aproxima mais de Cristo (dar exemplos)?
  3. Como é que o perdão dos pecados traz paz à nossa vida?

Siga-nos

Visite as livrarias

Quem Somos

Somos uma editora católica, fiel ao carisma de S.João Bosco. Especializados em catequese e pastoral juvenil, estamos em Portugal há quase 70 anos. "Educação e Evangelização" é o nosso lema. Temos lojas próprias nas cidades do Porto, Lisboa e Évora e estamos presentes nas principais livrarias católicas portuguesas.

Contactos

Rua Duque de Palmela, 11
4000-373 PORTO

(+351) 225 365 750

edisal@edicoes.salesianos.pt