fbpx

A liturgia eucarística celebra sempre o mistério da vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Daí que nos ofereça leituras do Antigo Testamento, durante o qual se prepara a chegada do Messias,  e do Novo Testamento, que nos centra na etapa de Jesus e das primeiras comunidades cristãs.


Tendo os olhos postos no mistério da vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, a liturgia convida-nos a viver cada um destes aspectos durante um tempo especial. A igreja organiza os domingos do ano em torno da Páscoa. Divide o “ano litúrgico” em “Tempos Fortes” e “Tempo Comum”.


…centramo-nos na vinda de Jesus e na preparação da celebração para o Natal, festa que encerra o tempo do Advento. O ano litúrgico inicia sempre com o Advento.

 



É também denominado por tempo da Manifestação do Senhor. Começa no dia 24 de Dezembro e termina na festa do Baptismo do Senhor. Esse tempo recorda-nos a vinda histórica de Jesus há séculos atrás e fortalece a nossa fé e esperança na Parúsia ou vinda gloriosa de Jesus no final dos tempos.



…começa na Quarta-Feira de Cinzas e termina na Quinta-Feira Santa, antes da Ceia do Senhor. Neste tempo, a Igreja recorda a entrega de Jesus pela nossa salvação, chama-nos à conversão e convida-nos a renovar a nossa opção por Cristo e pelo seu Reino.


vivemos com grande solenidade a morte e ressurreição de Jesus, segundo o Espírito do Novo Testamento e a tradição cristã primitiva, que unia a paixão, morte e ressurreição de Jesus numa experiência vital. Começa com a missa da Ceia do Senhor, atinge a sua plenitude na Vigília Pascal e termina com a missa de Páscoa.



Procuramos encontrar-nos com Cristo Ressuscitado, tal como as primeiras testemunhas da Ressurreição. Começa com a liturgia do Domingo de Páscoa, dura cinquenta dias e termina com a festa de Pentecostes, a grande celebração do Espírito Santo.



celebra-se durante os outros Domingos do ano. Dura cerca de trinta semanas em dois períodos. Começa depois do Baptismo do Senhor. Interrompe com os Tempos da Quaresma e da Páscoa e continua depois do Pentecostes para terminar com a festa do Cristo Rei.

Siga-nos

Visite as livrarias

Quem Somos

Somos uma editora católica, fiel ao carisma de S.João Bosco. Especializados em catequese e pastoral juvenil, estamos em Portugal há quase 70 anos. "Educação e Evangelização" é o nosso lema. Temos lojas próprias nas cidades do Porto, Lisboa e Évora e estamos presentes nas principais livrarias católicas portuguesas.

Contactos

Rua Duque de Palmela, 11
4000-373 PORTO

(+351) 225 365 750

edisal@edicoes.salesianos.pt