Muitos mestres da espiritualidade falam da oração como experiência individual. Mas, sendo a fé essencialmente comunitária, os momentos de oração em grupo são frequentes. Para que sejam ocasiões profundas deixamos estas 9 pistas para a oração em grupo.

1. Não penses que a oração corre sempre bem. Não tomes nenhum pormenor como garantido: investe na preparação da celebração como se fosses sempre um principiante.

2. Pensa bem no espaço e no tempo necessários. Verifica se o grupo se pode dispor confortavelmente, e de que forma. Luz em demasia ou um ambiente demasiado escuro podem prejudicar a celebração. O mesmo se aplica à acústica e temperatura do espaço.

3. Cuida da decoração. Pensa em símbolos que possam ajudar a interiorizar o tema ou tornar o ambiente mais intimista. Um poster, velas, flores, música de fundo: cria um ambiente acolhedor, em que apeteça estar.

4. Pensa no momento de entrada ou passagem para a oração. Não é desejável que se passe repentinamente de um estado ou atividade de excitação para um de silêncio. Antes do início da oração convida a que as pessoas entrem e ocupem o lugar que pretendem, com a ajuda de uma música apropriada.

5. O acolhimento na oração, ou a saudação inicial, é muito importante e deve ser guiada sem pressas. Se vires que pode ajudar, inicia com exercícios de relaxamento e/ ou de respiração.

6. A oração é um encontro pessoal com Deus, mesmo quando estamos em grupo. Por isso, tem em conta que Ele é o centro, não o grupo. Dialogamos com Ele e não entre nós. O debate não tem lugar na oração. Os esclarecimentos necessários deverão fazer-se antes ou depois da oração.

7. A música é essencial. A sua escolha é de extrema importância. Convém que todos cantem. Por isso é bom que haja um breve ensaio antes da oração. Cantos simples, como as antífonas de Taizé, podem acompanhar-se com uma gravação caso não haja quem saiba cantar ou tocar.

8. Em caso de dúvida opta sempre pelo mais simples; pelo silêncio ao invés das palavras.

9. No início há que pedir o dom; no final, agradecer o momento.

Adaptado do texto da autoria de José Mª Alvear

-- -- -- --

Se está interessado em conteúdos semelhantes, recomendamos-lhe o livro "Sou catequista, e agora?" onde encontrará os textos:

- Preparar uma Eucaristia | Preparar uma celebração penitencial | Preparar um retiro

Siga-nos

Visite as livrarias

Quem Somos

Somos uma editora católica, fiel ao carisma de S.João Bosco. Especializados em catequese e pastoral juvenil, estamos em Portugal há quase 70 anos. "Educação e Evangelização" é o nosso lema. Temos lojas próprias nas cidades do Porto, Lisboa e Évora e estamos presentes nas principais livrarias católicas portuguesas.

Contactos

Rua Duque de Palmela, 11
4000-373 PORTO

(+351) 225 365 750

edisal@edicoes.salesianos.pt