E continuamos às voltas com as tarefas da catequese. Hoje, no 4º episódio, com a moral e os mandamentos.

Texto

Quando encontras Jesus Cristo e o seu Evangelho, os teus valores e o teu estilo de vida muda. Quando entras numa relação íntima com Jesus e com o seu amor, cresce dentro de ti o desejo de viver como Ele viveu. De amar como Ele. De perdoar como Ele. De servir como Ele.
E daqui nasce a quarta das tarefas da catequese: iniciar à moral cristã, ao estilo de vida que os cristãos sonham construir.
A catequese ajuda a perceber, pela positiva, quais as atitudes que estão mais em consonância com o Evangelho. E numa estratégia complementar, a catequese ajuda a ter um espírito crítico em relação a comportamentos, que até podem ser dominantes na nossa sociedade ou na casa de cada um.
A catequese não se limita a apresentar uma lista, mais solta ou mais exigente de comportamentos permitidos ou reprovados. É tarefa da catequese ajudar os catequizandos a viver como Jesus.
E nesta tarefa a catequese faz uma descoberta: que Deus está do nosso lado. Ele é força e energia que nos ajuda a ser fiéis aos mandamentos e às bem-aventuranças. É Ele que nos ajuda a distinguir o bem do mal. E é Ele que nos dá a força para seguir pela estrada do bem.
Como é que se faz esta iniciação aos valores do Evangelho? Uma estratégia “obrigatória” é o amor acolhedor por parte do catequista. O catequizando, ao ver como o catequista está disponível para o amar e aceitar como é, com as suas contradições e defeitos, com as suas hesitações e medos, vai sentindo que a proposta de Jesus é válida e pode encher a vida de alegria e felicidade.
Vale a pena perguntarmo-nos: que outras boas práticas ajudam os catequizandos a viver à maneira de Jesus?

Para dialogar

Depois de ver o video e ler o texto, o grupo de catequistas pode dialogar sobre o que chamou mais a atenção e sobre o que não é referido no vídeo.

Eis alguns tópicos que surgem com frequência.

+ Como fazer quando os valores que propomos na catequese estão em contradição com aqueles que se vivem em casa?

+ Quais as estratégias melhores para educar aos mandamentos na infância? E na adolescência?

+ O 7º ano dá muita importância a este tema da moral cristã (com a entrega das bem-aventuranças). Recorda o catecismos que dá este ano? Em que catequeses é que este tema aparece? Em conjunto, fazer um mapa das questões morais, ao longo dos 10 anos.

+ Quais as questões morais da vida dos catequizandos que ficaram "esquecidas" nas propostas dos catecismos?

Siga-nos

Visite as livrarias

Quem Somos

Somos uma editora católica, fiel ao carisma de S.João Bosco. Especializados em catequese e pastoral juvenil, estamos em Portugal há quase 70 anos. "Educação e Evangelização" é o nosso lema. Temos lojas próprias nas cidades do Porto, Lisboa e Évora e estamos presentes nas principais livrarias católicas portuguesas.

Contactos

Rua Duque de Palmela, 11
4000-373 PORTO

(+351) 225 365 750

edisal@edicoes.salesianos.pt