fbpx

4 de Outubro é o dia em que a Igreja faz memória de S. Francisco de Assis. É um dos santos mais populares da Igreja.

Apesar de ter vivido há mais de 800 anos, continua a ser uma figura tremendamente actual.

 

Hoje, ele pode ensinar-nos a usar... as mãos.

Cada um de nós pode usar as suas mão para agarrar. Agarrar dinheiro, roupa chique, maquilhagem sofisticada, telemóveis de gama alta, fama. Até podemos estar numa relação agarrando o outro. Francisco começou a sua vida agarrado ao dinheiro do pai dele (mercador rico), agarrado a uma espada (tinha a mania que andar na guerra a matar pessoas era uma coisa gira, agarrado às meninas bonitas da cidade de Assis...

Mas, acolhendo a memória de S. Francisco, podemos dar um uso mais inteligente às mãos. Podemos soltá-las de todas as coisas que tentávamos agarrar. E que nos amarravam a nós. E podemos tê-las, livres e abertas para tudo aquilo que Deus tem para nos oferecer.

Aqui há uma escolha radical. Não podes ter as mãos agarradas e ao mesmo tempo livres para acolher. Quando estás com as mãos presas a um qualquer objecto de consumo, não consegues ter o coração aberto para a alegria que Deus tem para ti. Se estás obcecado com a tua aparência e com o que os outros jugam de ti, não vais conseguir acolher a luz e a esperança que Deus te oferecem.

A radicalidade de Francisco de Assis esteve aqui mesmo. Na vontade enérgica de se libertar de todas as mentiras que lhe prendiam as mãos e o coração.

E neste esforço de abrir o seu coração e a sua vida à generosidade de Deus, Francisco faz uma descoberta extra. Quando temos as mãos livres para receber a Deus, tornamo-nos capazes de levar as mãos ao encontro do irmão. Para um abraço, para um carinho.

Foi essa liberdade interior, esse coração cheio de Deus que permitiu a Francisco beijar o leproso, amar os miseráveis da sua cidade e partir para o Oriente amando os muçumanos que ocupavam a Terra Santa.

Siga-nos

Visite as livrarias

Quem Somos

Somos uma editora católica, fiel ao carisma de S.João Bosco. Especializados em catequese e pastoral juvenil, estamos em Portugal há quase 70 anos. "Educação e Evangelização" é o nosso lema. Temos lojas próprias nas cidades do Porto, Lisboa e Évora e estamos presentes nas principais livrarias católicas portuguesas.

Contactos

Rua Duque de Palmela, 11
4000-373 PORTO

(+351) 225 365 750

edisal@edicoes.salesianos.pt