fbpx

Este dia é celebrado em Portugal no primeiro domingo de Maio, tradicionalmente dedicado a Nossa Senhora. Sugerimos esta breve celebração antes de se iniciar a refeição festiva.

 

1. Introdução

Reunimo-nos para esta breve celebração, porque nós, que celebramos o Dia da Mãe, somos cristãos e queremos louvar a Deus e dar-Lhe graças pela nossa mãe.

Escutemos uma leitura que nos fala da Mãe de Jesus.

2. Leitura

Evangelho segundo S. Lucas (Lc 1, 38-46)

Por aqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Então, erguendo a voz, exclamou: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. E donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor? Pois, logo que chegou aos meus ouvidos a tua saudação, o menino saltou de alegria no meu seio. Feliz de ti que acreditaste, porque se vai cumprir tudo o que te foi dito da parte do Senhor.» Maria disse, então: «A minha alma glorifica o Senhor»

 

3. Comentário

Maria louva a Deus, porque foi escolhida para ser Mãe de Jesus. Nós, como Maria, queremos também louvar a Deus pela nossa mãe e por todas as mães da terra.

Desejamos que ela sinta coragem para realizar todos os dias, sem se cansar, a sua missão de esposa fiel, de mãe carinhosa.

E também nós prometemos ajudá-la a ajudar a levar a sua cruz, colaborando com ela para que em nossa casa haja alegria e paz.

4. Preces

Oremos a Deus por intercessão de Maria, mãe de Cristo e mãe da Igreja, dizendo: 

Santa Maria, rogai por nós

(a recitar por vários membros da família)

  • Nós vos damos graças pela mãe que nos destes, e Vos pedimos que viva suadável e feliz por muitos e muitos anos. Oremos por intercessão de Maria

Santa Maria, rogai por nós

  • Nós vos damos graças pelo vosso grande amor e Vos pedimos que a nossa mãe sinta sempre o amor e carinho de toda a família. Oremos por intercessão de Maria

Santa Maria, rogai por nós

  • Nós vos damos graças de todo o coração e Vos pedimos por todas as mães do mundo, especialmente pelas que sofrem. Oremos por intercessão de Maria

Santa Maria, rogai por nós

  • Nós vos damos porque nos destes a Jesus e Vos pedimos que todos sejamos testemunhas de Cristo, nosso Caminho, Verdade e Vida. Oremos por intercessão de Maria

Santa Maria, rogai por nós

(Outras preces espontâneas)

5. Pai nosso

(Entrega de presentes/ postais/ desenhos)

[Proposta retirada do livro "Família que reza", Pedrosa Ferreira, Cavaleiro da Imaculada]

Siga-nos

Visite as livrarias

Quem Somos

Somos uma editora católica, fiel ao carisma de S.João Bosco. Especializados em catequese e pastoral juvenil, estamos em Portugal há quase 70 anos. "Educação e Evangelização" é o nosso lema. Temos lojas próprias nas cidades do Porto, Lisboa e Évora e estamos presentes nas principais livrarias católicas portuguesas.

Contactos

Rua Duque de Palmela, 11
4000-373 PORTO

(+351) 225 365 750

edisal@edicoes.salesianos.pt