Os ambientes pastorais e educativos são espaços de intensa comunicação. A qualidade do que fazes passa muito pela tua qualidade enquanto comunicador. Aqui ficam 7 estratégias para melhorares a forma como comunicas.

1) Não deixes que o carteiro se torne mais importante do que a carta. O mais importante é a mensagem, não és tu. Por exemplo, ca catequese, tu estás ao serviço. Por um lado, ao serviço de Deus que quer comunicar o seu Evangelho; por outro dos catequizandos que precisam urgentemente de encontrar a boa e bela notícia de Deus.

2) Usa a voz de forma variada. Usa várias entoações, vários tons de voz de acordo com a mensagem que estás a propor em cada momento.

3) Propõe uma mensagem aplicável. Antes de comunicar, pensa sempre: “para que é que isto serve?”. A mais bela mensagem do mundo não será apreciada se quem a recebe não perceber o que há-de fazer com ela.

4) Torna a mensagem relevante para o teu auditório. Não importa tanto o que tu consideras importante. Conta mesmo é que quem te ouve sente que estás a dizer coisas realmente interessantes para eles.

5) Torna a tua mensagem multimédia. Usa mais do que um sentido em todos os teus actos comunicativos. Usa o som e a imagem. Os gestos. O movimento. A expressão do rosto. Não se trata de dar nas vistas. Trata-se de conseguir mais atenção, mais compreensão e mais retenção.

6) Ajuda a fixar a mensagem. Vai com calma naquilo que é realmente importante. Ajuda quem te lê ou escuta a perceber o que é realmente importante, aquilo que devem reter.

7) Menos é mais. Não tentes passar cinco ideias ao teu grupo. Escolhe uma e uma só ideia. Não te disperses. Nem tudo tem a mesma importância.

Destas sete estratégias, qual é que vais procurar por já em prática?

--

Interessado em livros nesta área? Sugerimos:

paroquia.net reunioes eficazes
   

 

Siga-nos

Visite as livrarias

Quem Somos

Somos uma editora católica, fiel ao carisma de S.João Bosco. Especializados em catequese e pastoral juvenil, estamos em Portugal há quase 70 anos. "Educação e Evangelização" é o nosso lema. Temos lojas próprias nas cidades do Porto, Lisboa e Évora e estamos presentes nas principais livrarias católicas portuguesas.

Contactos

Rua Duque de Palmela, 11
4000-373 PORTO

(+351) 225 365 750

edisal@edicoes.salesianos.pt