A Lectio Divina é uma forma de ler e meditar a Palavra de Deus.

Não se trata de uma leitura qualquer, mas da leitura orante da Bíblia e da vida. Supõe escutar a vontade de Deus e responder com a própria vida.

A Lectio Divina realiza-se em quatro momentos fundamentais: a lectio, a meditatio, a oratio e a contemplatio. A lectio corresponde ao momento da escuta e da leitura da Palavra. A este momento de leitura segue-se a meditatio, a meditação desta Palavra. A leitura da Palavra deve ser acompanhada pela oratio (oração), que a transforma em diálogo com Deus. A oração conduz à contemplação (contemplatio) das maravilhas realizadas por Deus.

Este pode ser um método de oração: é uma escuta profunda da Palavra de Deus e uma leitura espiritual da própria vida, à luz da leitura orante da Bíblia.

Estes quatro momentos são sugeridos pelos Padres da Igreja, mas têm a sua continuidade na vida com a consolação, o discernimento, a decisão e a acção concreta em favor dos outros. Na sua perspectiva de anunciador, o catequista encontra neste método uma possibilidade de encontro verdadeiro com a Palavra, e na Palavra, com o Deus da Vida.

Para saber mais sore este método de oração, sugerimos este livro:

 

Siga-nos

Visite as livrarias

Quem Somos

Somos uma editora católica, fiel ao carisma de S.João Bosco. Especializados em catequese e pastoral juvenil, estamos em Portugal há quase 70 anos. "Educação e Evangelização" é o nosso lema. Temos lojas próprias nas cidades do Porto, Lisboa e Évora e estamos presentes nas principais livrarias católicas portuguesas.

Contactos

Rua Duque de Palmela, 11
4000-373 PORTO

(+351) 225 365 750

edisal@edicoes.salesianos.pt