A Via Crucis é uma expressão latina que significa "caminho da cruz". É um exercício de piedade, muito usual na Quaresma, que consiste em meditar os diversos passos da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Mas, será assim tão importante?

Na Semana Santa, cristãos por todo o mundo, incluindo o Papa Francisco, percorrem as estações da Via-Sacra. Este exercício de piedade e meditação teve origem na época das cruzadas (sec. XI/XIII). Os fiéis que regressavam da Terra Santa, começaram a reproduzir no Ocidente o caminho que faziam pela via dolorosa, em Jerusalém.

Ao longos dos séculos, os Papas têm valorizado esta tradição e João Paulo II, nos anos 90, apresentou um novo itinerário da Via-Sacra, percorrendo apenas as estações que constam explicitamente dos Evangelhos. No entanto, nessa ocasião ficou claro que se mantinha a liberdade de seguir as estações tradicionais da Via-Sacra, algumas das quais, – como as quedas de Jesus, o encontro com Sua Mãe, a Verónica e a deposição do Redentor no regaço de Sua Mãe – tiveram origem numa piedosa tradição. 

No panorama editorial religioso, são várias as publicações que ajudam a rezar a Via-Sacra, propondo meditações sob um ponto de vista específico. No catálogo das Edições Salesianas, existem várias versões disponíveis.

Este ano (Janeiro 2019) editamos mais duas propostas.

                ViaSacra sorriso na cruz                                      via sacra   renascer cada dia   2019   CAPA                          

Via Sacra - o sorriso na cruz | PVP: 3,50€

O guião de uma Via Sacra a partir de textos da beata Alexandrina Maria da Costa. 

Saber mais

 Via Sacra - Renascer cada dia  | PVP: 3,05€

O guião de uma Via Sacra a partir dos verbos da caminhada de Jesus até ao Gólgota.

Saber mais

Também o Papa Francisco valoriza a Via-Sacra tendo, inclusive, confidenciado em 2015, na vista ao Quénia, que trazia sempre no bolso um rosário e a Via-Sacra.

Já em 2013, na Jornada Mundial da Juventude (Rio de Janeiro), motivou os jovens a aumentar a sua fé a partir desta oração tendo inclusive apresentado 8 razões pelas quais se deve rezar a Via-Sacra.

1. É um gesto de confiança em Deus;

2. É uma renovação da nossa adesão à Cruz de Cristo;

3. É uma lembrança de que Jesus sofre conosco;

4. É um convite à ação;

5. É uma ajuda para decidir a favor ou contra Jesus;

6. É a resposta de Deus para o mal no mundo;

7. É uma renovação da certeza do amor de Deus por nós;

8. É um guia que nos leva da cruz à Ressurreição.

8 razoes rezar viasacra 400

Siga-nos

Visite as livrarias

Quem Somos

Somos uma editora católica, fiel ao carisma de S.João Bosco. Especializados em catequese e pastoral juvenil, estamos em Portugal há quase 70 anos. "Educação e Evangelização" é o nosso lema. Temos lojas próprias nas cidades do Porto, Lisboa e Évora e estamos presentes nas principais livrarias católicas portuguesas.

Contactos

Rua Duque de Palmela, 11
4000-373 PORTO

(+351) 225 365 750

edisal@edicoes.salesianos.pt