Com o final da catequese, algumas famílias ficam sem saber de que forma poderão dar continuidade à vivência da fé, no tempo das férias. Neste artigo sugerimos alguns materiais que poderão ajudar nesse sentido.

 

O calendário da catequese anda a par do calendário escolar. Por isso, no final de junho a maioria dos centros paroquiais encerram as suas atividades.

Mas é importante que as famílias sejam sensibilizadas para a importância de, por um lado, manter o vínculo à comunidade paroquial e, por outro, manter o ritmo de oração e vivência da fé. Para isso, sugerimos alguns materias e estratégias.

Continuar a celebrar semanalmente a Eucaristia

Ainda que possa haver mudança de horários, todas as comunidades mantêm a celebração da Eucaristia ao Domingo. Mesmo que não haja a "missa da catequese", haverá outra celebração em que a família poderá participar.

Para motivar à sua participação, sugerimos o livro "Vou encontar-me ConTigo". Este leccionário festivo apresenta as leituras do Domingo de forma resumida, e uma atividade para explorar a sua mensagem. Além disso, propõe sempre um desenho para colorir. Ler antecipadamente as liturgia da Palavra, motiva à participação na Eucaristia

Brincar a partir da Palavra

Ao longo do ano de catequese, as crianças foram descobrindo a beleza dos textos bíblicos. Alguns terão aprofundado de forma particular o Antigo Testamento, outros o Novo Testamento.

Para recordar a beleza do que se escutou sugerimos os jogos Catequiz. Este jogos de perguntas e respostas podem ser usados em momentos de convívio em em viagens de férias.

Cada página apresenta 3 perguntas e no verso estão as respostas certas. Há 7 modelos diferentes.

Escutar Deus de forma diferente

Por que não substituir o rádio ou a televisão pela escuta de música cristã? Por que não colocar no carro música que nos ajude a viajar pelas Palavras de Deus?

Neste campo são várias as propostas e mediante a idade das crianças da família, há diferentes sonoridades.

Para os mais pequeninos sugerimos o Mika's Kids ou o cd Conhecer Jesus.

Para os adolescentes e jovens sugerimos a Banda Jota ou os Graal numa linha mais festiva, e os Simplus ou a Claudine Pinheiro para momentos de maior serenidade.

Rezar em família

Com o final das aulas, o tempo livre das crianças é maior. Não há a pressão dos trabalhos de casa, as noites são mais longas e todos parece que desaceleram. É uma boa oportunidade para tentar que a família reze em conjunto, todas as noites. 

A partir de uma música ou de um livro, pode criar-se um breve momento de leitura e meditação da Palavra.

Sugerimos o livro "Rezo com o Evangelho de cada dia", que propõe um modelo a partir da contemplação de cenas do Evangelho.

Outra proposta passa pela recitação do terço. A família Power tem esta tradição e é a partir da sua experiência que a mãe Teresa escreveu o "Mistérios da Fé". É um belíssimo itinerário de oração familiar que ajuda cada lar a ser uma igreja doméstica. 

Ler a Palavra antes de dormir

E se ao invés dos livros de aventuras ou de contos de fadas e princesas, lêssemos histórias que também nos falam de heróis e de um amor sem fim?

Para os mais pequeninos há a coleção "Histórias Bíblicas" ou a "Sinais de Jesus". Para os adolescentes recomendamos o livro "Jesus conta-me a sua vida" que apresenta o diário de Jesus sob a forma de diário ficcionado.

Para os jovens, recomendamos o livro "Histórias com sumo" que apresenta uma bela seleção de narrativas baseadas nos valores cristãos.

Se há dificuldades em motivar para a leitura, sugerimos a obra "10 critérios para conseguir que os teus filhos leiam".

 

Siga-nos

Visite as livrarias

Quem Somos

Somos uma editora católica, fiel ao carisma de S.João Bosco. Especializados em catequese e pastoral juvenil, estamos em Portugal há quase 70 anos. "Educação e Evangelização" é o nosso lema. Temos lojas próprias nas cidades do Porto, Lisboa e Évora e estamos presentes nas principais livrarias católicas portuguesas.

Contactos

Rua Duque de Palmela, 11
4000-373 PORTO

(+351) 225 365 750

edisal@edicoes.salesianos.pt