O Pe. Rui Alberto preparou 3 vídeos de formação sobre fazer catequese com adolescentes. No primeiro, ajuda a perceber quais os desafios que os adolescentes enfrentam nesta fase da vida.

 

Vídeo

Para acederes ao vídeo nº 2 - Apontar ao adulto crente - clica aqui

Para acederes ao vídeo nº 3 - Uma fé madura - clica aqui

Texto

Partilhamos o texto do vídeo para o poderes usar em contexto de formação.

Introdução

Se queres fazer uma catequese de qualidade com os adolescentes tens de conhecer bem o seu mundo e os desafios que eles enfrentam. Só assim vais ser capaz de fazer a ponte entre a proposta bela e saborosa que Jesus nos faz e a vida concreta dos teus catequizandos.

Com facilidade somos tentados a imaginar que os adolescentes que temos à frente são iguais aos adolescentes que nós fomos.

Aqui ficam alguns desafios a que tens de estar atento para uma catequese de qualidade.

Um corpo que muda

O corpo dos adolescentes é como um carro de rali: em alta velocidade, por estradas esburacadas, aos solavancos.

Todas estas mudanças trazem uma grande insegurança aos adolescentes.

O teu papel como catequista é ajudar a ver toda esta confusão como positiva, como parte de um processo de crescimento.

Um novo pensar

Durante a adolescência as capacidades cognitivas evoluem para o raciocínio  formal, capaz de abstracção, de inventar hipóteses, com um maior domínio da linguagem.

Estas novas capacidades, somadas à grande quantidade de informação que captam nos media e na internet, dão-lhes a capacidade de contestar tudo o que antes sabiam.

É importante que a catequese que fazes seja capaz de dialogar com esse mundo novo de conhecimentos e capacidades de que eles dispõem. Vendo estas novidades como positivas para o seu crescimento, podes ajudá-los a ser mais realistas. De facto, muitos adolescentes ficam deslumbrados pelas suas novas capacidades intelectuais e têm mais apreço pelas ideias (por mirabolantes que sejam) do que pelo concreto da vida.

Do egocentrismo à relação

Com facilidade os adolescentes sentem-se isolados. Há todo um mundo novo de emoções e vivências. E sentem-se atrapalhados por não terem as palavras certas para exprimir tudo o que vai dentro deles. E podem imaginar que mais ninguém se sente como eles.

Por isso sentem um grande desejo de cultivar novas e mais profundas relações. Ao estar junto de outros torna-se mais fácil enfrentar os desafios de cada dia.

Construir a identidade

Até aqui os adolescentes sentiam-se filhos dos seus pais. E dos adultos que deles cuidaram, da escola onde andaram, dos livros que leram.

Mas agora, com a adolescência, sentem o desafio de serem pais de si mesmos. De muitas formas, há como que uma voz dentro deles que lhes diz que têm de construir a sua própria identidade.

Sentem que devem ser eles mesmos a responder à pergunta: “Quem és?” Que músicas ouves? De que roupas gostas? Como estás com os outros?

É uma pergunta de resposta sempre difícil. Alguns podem sentir-se tão oprimidos com a vida que levam, tão controlados por imposições sociais, económicas, familiares, que pressentem que não conseguirão construir a sua identidade. Outros têm o problema oposto: a sua vida está tão cheia de possibilidades diferentes, que não sabem como escolher.

E mais...

Provavelmente, compreender a força destes quatro desafios é o mais urgente para fazeres uma boa catequese com adolescentes. Mas há outros a que deves estar atentos.

Final

Se quiseres, indica nos comentários, outros desafios que gostarias de ver aprofundados nestes vídeos.

Siga-nos

Visite as livrarias

Quem Somos

Somos uma editora católica, fiel ao carisma de S.João Bosco. Especializados em catequese e pastoral juvenil, estamos em Portugal há quase 70 anos. "Educação e Evangelização" é o nosso lema. Temos lojas próprias nas cidades do Porto, Lisboa e Évora e estamos presentes nas principais livrarias católicas portuguesas.

Contactos

Rua Duque de Palmela, 11
4000-373 PORTO

(+351) 225 365 750

edisal@edicoes.salesianos.pt