Para lá dos nossos planos, descobrimos que a Palavra de Deus tem muita força.

A Palavra possui, em si mesma, uma tal potencialidade, que não a podemos prever. O Evangelho fala da semente que, uma vez lançada à terra, cresce por si mesma, inclusive quando o agricultor dorme (EG 22)

A catequese é uma forma de acção educativa. Temos de planear bem o que fazemos, para conseguir os melhores resultados possíveis. Mas não podemos esquecer que a Palavra de Deus tem uma… vontade própria. Para lá dos nossos planos, das nossas forças, a Palavra tem uma força inesperada. Ela pode germinar e dar fruto muito para lá do que está nos nossos planos.

Muitos de nós já têm a experiencia de ser surpreendidos por miúdos e famílias que, à partida não prometiam muito, e que se abriram generosamente à força da Palavra.

Há aqui uma contradição que temos de saber gerir. Temos de ter os melhores planos, organizarmos da melhor forma as nossas forças; mas, ao mesmo tempo, temos que reconhecer que a Palavra pode muito mais do que possamos imaginar.

A fazer:

+ Na tua vida pessoal já fizeste experiência dessa força transformadora da Palavra de Deus?

+ Como é que se pode articular uma programação rigorosa da catequese com uma abertura confiada à força da Palavra?

Próxima Catequese - Catequese 05 - Comunidades pro-activas

Catequese Anterior - Catequese 03 - Deus está em primeiro lugar

 

Siga-nos

Visite as livrarias

Quem Somos

Somos uma editora católica, fiel ao carisma de S.João Bosco. Especializados em catequese e pastoral juvenil, estamos em Portugal há quase 70 anos. "Educação e Evangelização" é o nosso lema. Temos lojas próprias nas cidades do Porto, Lisboa e Évora e estamos presentes nas principais livrarias católicas portuguesas.

Contactos

Rua Duque de Palmela, 11
4000-373 PORTO

(+351) 225 365 750

edisal@edicoes.salesianos.pt