Ainda há poucos dias começámos a catequese e já temos de nos preocupar com o Advento. Fazemo-lo com gosto. Porque é um tempo importante para a nossa fé. Porque pais e crianças se motivam bastante.

 

Para perceber no Advento

O que é importante ter presente no Advento?

+ A Palavra de Deus. Nos domingos e em cada dia.

A selecção de leituras proposta pela Igreja ajuda-nos a perceber o sentido do Advento. Elas são um apoio decisivo para fazer um caminho de qualidade até ao Natal.

Procura valorizar a leitura da Palavra de Deus. Ajuda os teus catequizandos a perceber que este tempo até ao Natal é mais que anúncios de brinquedos na televisão, ruas iluminadas. Ajuda-os a descobrir a força da Palavra.

+ A presença da Virgem Imaculada.

O dia 8 de Dezembro é importante. Ninguém melhor do que Maria soube esperar Jesus. E ela pode ajudar-nos, hoje, a esperar bem por Ele. Ao olharmos para Maria descobrimos como se espera, porque nos alegramos, as razões do nosso entusiasmo. Em Maria sabemos que está para chegar uma grande luz. Mas surge também uma pergunta: se o Senhor se fez homem para Se aproximar de nós, o que posso fazer eu para me aproximar d’Ele?

+ Tempo de preparação e mudança.

Os momentos importante devem ser bem preparados. Estes dias até ao Natal são um tempo de preparação. São tempo para mudar, para transformar a vida e as atitudes quotidianas.

Para fazer no Advento

+ Descobrir o sentido do Advento.

O Advento está dividido em duas partes. A primeira, que vai do início até 16 de Dezembro, fala-nos mais da segunda vinda de Jesus. Está dominada pelo sentimento da esperança. A segunda parte, do dia 17 até ao Natal (a novena de Natal) recorda a primeira vinda de Jesus. É mais memória do que esperança.

+ Usar bons materiais.

Muitas paróquias e dioceses já têm o hábito de fazer campanhas no Advento. Aqui nas Edições Salesianas propomos o “Rezar no Advento 2014” (para os jovens e adultos) e “As crianças a caminho do Natal” (para os mais novos).

+ Valorizar os ritos familiares.

Pequenos ritos como montar em família a árvore de Natal, o presépio, a coroa de Advento devem ser estimulados.

+ Propor uma celebração especial.

Pode ser um momento penitencial, pode ser uma vigília na Imaculada, pode ser um momento de oração mais criativo durante a novena do Natal… O importante é que haja algo fora da rotina que ajude as pessoas a terem um tempo de qualidade diante do mistério que celebramos.

+Tudo sintonizado com a Palavra.

Cuidar muito que tudo o que se faz esteja em consonância com a Palavra de Deus que se proclama. Podemos e dever ter muitas iniciativas. Mas bem focadas no essencial. Sem estar cada uma a puxar para seu lado.

Siga-nos

Visite as livrarias

Quem Somos

Somos uma editora católica, fiel ao carisma de S.João Bosco. Especializados em catequese e pastoral juvenil, estamos em Portugal há quase 70 anos. "Educação e Evangelização" é o nosso lema. Temos lojas próprias nas cidades do Porto, Lisboa e Évora e estamos presentes nas principais livrarias católicas portuguesas.

Contactos

Rua Duque de Palmela, 11
4000-373 PORTO

(+351) 225 365 750

edisal@edicoes.salesianos.pt