Uma proposta de celebração familiar, a fazer durante a 4ª semana do Advento.

 

Abertura

Estão todos juntos da coroa do Advento, onde estão acesas três velas, assim como o presépio vazio.

O pai: Amigos, eis-nos chegados à última etapa, a que nos levará às portas do Natal. Durante todo este tempo do Advento estivemos vigilantes, à semelhança das sentinelas atentas aos sinais. Mais um pouco de vigilância neste domingo em que Deus nos faz um sinal!

Todos: Amen.

Palavra

Mãe: Quando Deus escolhe um seu campeão, não é o mais forte, o mais musculoso, o mais habilidoso que é eleito. Não é sequer um diplomata ou um sábio; menos ainda um soldados. O campeão de Deus é um pastor. E o seu sinal é um sinal de Paz.

Ela abre a Bíblia no livro de Miqueias e propõe a leitura a um convidado.

 

Leitura do livro de Miqueias 5, 1-4

 

A conclusão é feita pelo pai:

Que a vossa Palavra, Senhor, nos venha transformar.

Que saibamos descobrir os sinais que nos fazeis. Assim aprenderemos a destruir em nós toda a violência, para nos abrirmos à Paz.

 

Gesto simbólico

Depois da conclusão, o mais novo dos filhos vai buscar a última vela da coroa de Advento.

Mãe: Que esta quarta vela, que colocamos hoje na coroa do Advento, nos traga a paz, tanto para esta casa como para o mundo inteiro.

Que de um pólo ao outro, os homens de boa-vontade saibam decifrar os sinais do céu. E que nós possamos viver a paz nas palavras e nas acções.

Todos: Amen.

 

Uma criança acende a quarta vela.

 

Bênção

Todos se levantam e o pai pronuncia a bênção:

Pai: Que Deus Pai, Filho e Espírito Santo habite em nós. Que nos ensine a viver segundo a sua Palavra. Que nos abra ao perdão e ao acolhimento de todos. Que nos abençoe o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Amen.

 

Siga-nos

Visite as livrarias

Quem Somos

Somos uma editora católica, fiel ao carisma de S.João Bosco. Especializados em catequese e pastoral juvenil, estamos em Portugal há quase 70 anos. "Educação e Evangelização" é o nosso lema. Temos lojas próprias nas cidades do Porto, Lisboa e Évora e estamos presentes nas principais livrarias católicas portuguesas.

Contactos

Rua Duque de Palmela, 11
4000-373 PORTO

(+351) 225 365 750

edisal@edicoes.salesianos.pt