fbpx

Durante o mês de maio, as Edições Salesianas dinamizaram o evento online "Webinars Formação Pastoral". Dirigido aos evangelizadores das mais diversas áreas, esta ação propôs às segundas-feiras, entre as 21h00 e as 22h00, uma formação online sobre diferentes temas.

O evento gratuito, mas de inscrição obrigatória, superou as 1100 inscrições de animadores pastorais provenientes maioritariamente de Portugal, mas também de Cabo Verde, Suiça, França e Brasil. 

A série de webinars iniciou com o tema "Fé e objetos". O encontro foi orientado pelo salesiano cooperador Sílvio Monteiro que, a partir de objetos do quotidiano, nos foi mostrando como era possível falarmos da nossa fé de um modo mais prático e visível. 

A segunda-feira seguinte foi orientada pela psicóloga Mónica Freire que abordou o tema do grupo e liderança pastoral. Após o confinamento e a distância física, partilhou formas de os animadores continuarem a promover e a garantir a coesão do grupo.

O dia 17 foi dedicado à Pastoral Juvenil com a presença do salesiano espanhol Jesus Rojano. O especialista nesta matéria refletiu com os participantes sobre os diferentes impactos da pandemia na realidade juvenil e sobre o que é necessário repensar nos ambientes onde os jovens se encontram.

A noite do dia 24 coube ao Nuno Camelo que, a partir da sua vasta experiência de animação pastoral, lançou dicas e propostas para que os pais se sintam acolhidos e envolvidos na catequese.

Por fim, na útima segunda-feira do mês de maio, o João Fialho, de forma muito dinâmica e concreta, partilhou ferramentas para tornar a catequese digital mais dinâmica. Abordou ainda o conceito de "Catequese 3.0", sublinhando a necessidade de o catequista adequar os recursos aos seu dispor a cada membro do grupo. 

A organização ainda vai promover uma avaliação mais formal desta iniciativa mas, a considerando o feedback simultâneo às lives, através do chat do youtube, os participantes valorizaram as aprendizagens e manifestaram grande entusiasmo por esta ação formativa. 

 

Siga-nos

Visite as livrarias

Quem Somos

Somos uma editora católica, fiel ao carisma de S.João Bosco. Especializados em catequese e pastoral juvenil, estamos em Portugal há quase 70 anos. "Educação e Evangelização" é o nosso lema. Temos lojas próprias nas cidades do Porto, Lisboa e Évora e estamos presentes nas principais livrarias católicas portuguesas.

Contactos

Rua Duque de Palmela, 11
4000-373 PORTO

(+351) 225 365 750

edisal@edicoes.salesianos.pt