fbpx

Bispo de Aveiro declara "Porta Santa" no Santuário de Mogofores.

No próximo dia 23 de Outubro vai decorrer a 30ª peregrinação da Família Salesiana ao Santuário de Maria Auxiliadora, em Mogofores.

D. António Moiteiro, bispo de Aveiro, concedeu a este santuário, nesse dia, "as mesmas graças espirituais concedidas pelo Papa Francisco às Igrejas Jubilares, declarando como «Porta Santa» a entrada da Igreja do Santuário."

Carta de D. António Moiteiro

A paróquia de Mogofores, na nossa Diocese de Aveiro, vai acolher a 30ª Peregrinação Nacional da família salesiana, acorrendo, nesse dia, ao Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora várias centenas de pessoas. Estamos a viver o Ano da Misericórdia e olhamos para Jesus, o rosto misericordioso de Deus. Quem se torna um discípulo de Jesus Cristo deve ser um agente da misericórdia de Deus para com as pessoas, os pobres e os pecadores.

Os meios propostos para a vivência deste Ano Jubilar são a peregrinação, o jejum/partilha, o sacramento da reconciliação e a indulgência.

A ‘peregrinação’, imagem de caminho, deve levar-nos a sair ao encontro dos que andam mais afastados da fé e dos ‘feridos’ da sociedade. As periferias existem quer na nossa Igreja quer na sociedade.

O ‘jejum’ só tem sentido se for partilhado, nomeadamente com os mais débeis.

A ‘reconciliação’, na qual o sacramento da penitência é um dos momentos importantes, deve ser um sinal da misericórdia do Pai, traduzida, entre nós, em gestos significativos e como redobrado apelo à conversão e mudança de vida.

A ´indulgência´ consiste na receção de uma graça especial concedida pelo Santo Padre, enquanto mediador e dispensador do tesouro da graça da Igreja. Os sacramentos da eucaristia e da confissão, a caridade e a oração pelas intenções do Santo Padre são as condições indispensáveis para ‘lucrar’ a indulgência.

         Por esta razão, concedo ao Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, no dia 23 de outubro e segundo o Programa apresentado, as mesmas graças espirituais concedidas pelo Papa Francisco às Igrejas Jubilares, declarando como «Porta Santa» a entrada da Igreja do Santuário.

         Aveiro, 29 de setembro de 2016.

Programa da Peregrinação

9.00h             Acolhimento pelos grupos locais da Família Salesiana

10.00h           Saudação a Nossa Senhora | Santuário

10.15h           Conferência “A Beata Alexandrina e o Santuário de N.ª Sr.ª Auxiliadora”

Maria Rita Scrimieri | Ginásio

11.15h           Preparação da procissão | Adro do Santuário

11.30h           Procissão pelas ruas de Mogofores

Benção do Santíssimo | Santuário

13.00h           Almoço

15.00h           Apresentação “À sombra do Santuário”

Movimento Famílias de Caná

15.30h           Eucaristia

Consagração a Nossa Senhora e despedida

 

 

Siga-nos

Visite as livrarias

Quem Somos

Somos uma editora católica, fiel ao carisma de S.João Bosco. Especializados em catequese e pastoral juvenil, estamos em Portugal há quase 70 anos. "Educação e Evangelização" é o nosso lema. Temos lojas próprias nas cidades do Porto, Lisboa e Évora e estamos presentes nas principais livrarias católicas portuguesas.

Contactos

Rua Duque de Palmela, 11
4000-373 PORTO

(+351) 225 365 750

edisal@edicoes.salesianos.pt