fbpx

Começou o processo de beatificação do Pe. Vandor, missionário salesiano em Cuba, nascido na Hungria.

No dia 18 de fevereiro de 2016, no decorrer do congresso peculiar dos Consultores teólogos, foi dado parecer positivo (nove votos sobre nove) à fama de santidade e prática heroica das virtudes do salesiano P. José Wech Vandor (1909-1979), salesiano sacerdote, missionário na ilha de Cuba em tempos difíceis para a Igreja e para a Congregação.

A ’Positio’ – que apresenta de modo crítico e aprofundado todo o aparato probatório documental e testificante relativo às virtudes heroicas do SdeD – teve como relatores num primeiro momento o P. Cristoforo Bove, OFMConv., e como colaboradora a Dra. Lodovica Maria Zanet. Uma lembrança especial se dirige ao salesiano P. Raffaele Giordano, Vice-postulador, a quem se confiou, na fase diocesana, a causa de beatificação e canonização do P. Vandor, à qual ele se dedicou alacremente até ao final da vida.

Os elementos estruturais da ‘Positio’ são: uma breve apresentação pelo Relator; a ‘Informatio’, ou seja, a parte teológica na qual se prova que o servo de Deus exercitou de modo heroico todas as virtudes cristãs; o ‘Summarium’ com as provas testificantes e documentais.

O P. José Vandor nasceu em Dorog, Hungria, em 29 de outubro de 1909. Confiara ao seu pároco querer tornar-se sacerdote e missionário. Este o apresentou ao Instituto Salesiano de Peliföldszentkereszt, onde Vandor iniciou de fato o percurso de formação salesiana e fez o noviciado até à emissão dos primeiros votos, em 1928. Oito anos depois, no dia 5 de julho de 1936, se ordenou de sacerdote. No mesmo ano foi enviado como missionário a Cuba e realizou, assim, um sonho que desde criança cultivara no íntimo do seu coração.

Fazer o bem e ocupar-se da salvação das almas será a sua única preocupação nos 40 anos de trabalho em terra cubana. A sua personalidade, a sua espiritualidade e a sua criatividade pastoral deixaram sinais profundos na diocese de Santa Clara, aonde o P. Vandor chegou no dia 9 de dezembro de 1954 com a finalidade de encarregar-se da construção do Instituto de Artes e Ofícios “Rosa Pérez Velasco” e onde cuidou pastoralmente da Igreja de Nossa Sra. do Carmo.

O P. Vandor pode ser comparado a S. Francisco de Sales pela paciente doçura, prudente doação, sabedoria iluminada na direção espiritual das almas; e a São João Bosco pelo dinamismo apostólico, amor aos mais pobres, espírito de fé, serena alegria, maneiras cordiais.

 Morreu em Santa Clara no dia 8 de outubro de 1979.

Uma notícia mais aprofundada sobre a vida deste novo servo de Deus pode ser encontrado no site da diocese de Santa Clara em Cuba

 

Siga-nos

Visite as livrarias

Quem Somos

Somos uma editora católica, fiel ao carisma de S.João Bosco. Especializados em catequese e pastoral juvenil, estamos em Portugal há quase 70 anos. "Educação e Evangelização" é o nosso lema. Temos lojas próprias nas cidades do Porto, Lisboa e Évora e estamos presentes nas principais livrarias católicas portuguesas.

Contactos

Rua Duque de Palmela, 11
4000-373 PORTO

(+351) 225 365 750

edisal@edicoes.salesianos.pt