Sob o tema “Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus”, a Pastoral Juvenil do Porto (SDPJ) não temeu a chuva e celebrou o Dia Diocesano da Juventude, no passado dia 24 de março.

Numa lógica de mostrar a diversidade de dons e assuntos a que a Igreja se dedica, o SDPJ convidou o projeto Juvenil 2.0 a participar nas “Escolas da Fé”. Para além de dar a conhecer os Salesianos e a sua identidade, o objetivo para aqueles 15 minutos de conversa seria explorar como assumir os valores que definem a nossa vida neste mundo digital.

Ao falar do carisma Salesiano e da orientação para a juventude, procurou-se deixar claro que não existem obstáculos para assumir a nossa identidade e valores, mas sim desafios que nos estimulam a sempre chegar mais longe, a mais jovens.

E quem são estes jovens? As últimas pesquisas no âmbito do marketing e psicologia permitem efetuar estas duas distinções:

imagem artigo juvenil sdpj

 

São jovens que esperam que se vá ao seu encontro; que usam e abusam das redes sociais, mas esperam sempre algum conteúdo relevante que acrescente algo à sua vida. Não tem propriamente identificação religiosa, mas acreditam no poder que as instituições religiosas têm para mudar o mundo.

É a estes desafios que o Juvenil 2.0 procura responder, através de conteúdos sobre o mundo em que vivemos, com textos e vídeos sobre cinema, música, política ou ciência. Contudo, assume sem problemas a sua identidade cristã, através da caminhada da Quaresma que decorreu nas redes sociais ou até mesmo dos vídeos com breves reflexões do comentário ao Evangelho.

Ainda pouco conhecido para os participantes das quatro sessões, no final todos deram um grande “like” ao Juvenil 2.0, passando a “segui-lo” desde aquele momento. 

 

Siga-nos

Visite as livrarias

Quem Somos

Somos uma editora católica, fiel ao carisma de S.João Bosco. Especializados em catequese e pastoral juvenil, estamos em Portugal há quase 70 anos. "Educação e Evangelização" é o nosso lema. Temos lojas próprias nas cidades do Porto, Lisboa e Évora e estamos presentes nas principais livrarias católicas portuguesas.

Contactos

Rua Duque de Palmela, 11
4000-373 PORTO

(+351) 225 365 750

edisal@edicoes.salesianos.pt