fbpx

Mais uma boa notícia, de âmbito ecuménico. O Papa vai encontrar-se com o patriarca de Moscovo.

 Há mais de 30 anos que o Papa (João Paulo II, Bento XVI e agora Francisco) tentam um encontro face a face com o patriarca de Moscovo. Mas agora, finalmente, (se não houver surpresas) vai acontecer.


Dentro do mundo ortodoxo há muitas rivalidades. Desde o Vaticano II, que os católicos têm uma boa relação com o patriarca de Constantinopla. No papel, ele lidera o mundo da ortodoxia. Mas na prática, o patriarca de Moscovo tem muita influência e não tem acompanhado os passos ecuménicos que se têm dado nas últimas décadas. Durante algum tempo pensou-se que estas "hesitações" se devessem a objecções do regime soviético. Mas a URSS caíu há 25 anos e a desconfiança entre Moscovo e Roma continua alta.

Se o patriarca Kyrill assume que se vai encontrar com o Papa, isso é um grande passo em frente.

John Allen faz uma boa análise do que está em causa (em inglês).

O VaticanInsider traz muitos detalhes dos bastidores (em italiano).

Esta viagem do Papa à América Latina é de grande importância. Que vem acrescida pelo potencial de unidade e comunhão que este encontro pode trazer. Rezamos para que o Espírito guie os corações de todos os envolvidos.

Siga-nos

Visite as livrarias

Quem Somos

Somos uma editora católica, fiel ao carisma de S.João Bosco. Especializados em catequese e pastoral juvenil, estamos em Portugal há quase 70 anos. "Educação e Evangelização" é o nosso lema. Temos lojas próprias nas cidades do Porto, Lisboa e Évora e estamos presentes nas principais livrarias católicas portuguesas.

Contactos

Rua Duque de Palmela, 11
4000-373 PORTO

(+351) 225 365 750

edisal@edicoes.salesianos.pt