fbpx

No dia 25 de novembro, alguns colaboradores das Edições Salesianas participaram num momento formativo com o P.Fábio Attard, conselheiro da Pastoral Juvenil Salesiana.

O encontro teve como destinatários as equipas das casas salesianas da região norte, e teve lugar na escola Salesianos do Porto.

A formação teve como principal objectivo a apresentação do "Quadro de referência da Pastoral Juvenil Salesiana", documento produzido pelo Dicastério da Pastoral Juvenil e que procura, por um lado, definir as linhas orientadoras da pastoral das casas salesianas, e, por outro, contribuir para a formação de todos os co-responsáveis pela missão fundada por D.Bosco. 

De forma interpelativa, e sempre com uma perspectiva mundial da missão salesiana, D.Fábio Attard explicou a estrutura do Quadro de Referência e os conteúdos presentes em cada capítulo. "Se eu digo que amo D.Bosco mas não sei nada sobre ele nem sobre o seu projecto educativo, quem é que eu amo, afinal?", questionou a propósito da necessidade de os colaboradores das obras se sentirem intimamente ligados à pedagogia salesiana.

Foi uma tarde formativa bastante proveitosa, sobretudo pela oportunidade de conhecer e ouvir de viva voz um salesiano com uma experiência de vida salesiana tão rica. Natural de Malta, foi director de uma escola salesiana na Tunísia, país do Norte África onde a maioria da população é muçulmana. "Como é que eu posso evangelizar sem falar em Cristo?", perguntou aos presentes. Uma forma de fazer passar a mensagem de que, tal como D.Bosco dizia, "Não basta amar os jovens, é necessário que eles se sintam amados".

Siga-nos

Visite as livrarias

Quem Somos

Somos uma editora católica, fiel ao carisma de S.João Bosco. Especializados em catequese e pastoral juvenil, estamos em Portugal há quase 70 anos. "Educação e Evangelização" é o nosso lema. Temos lojas próprias nas cidades do Porto, Lisboa e Évora e estamos presentes nas principais livrarias católicas portuguesas.

Contactos

Rua Duque de Palmela, 11
4000-373 PORTO

(+351) 225 365 750

edisal@edicoes.salesianos.pt