Os salesianos presentes na festa de Nª Srª Auxiliadora. Da esquerda para a direita: Pe. Sebastião Coelho, administrador das Edições Salesianas; Pe. David Teixeira, pastoralista dos Salesianos Porto; Pe. João Chaves, Delegado Nacional da Pastoral Juvenil; António Pinto, ex-administrador das Edições Salesianas; Pe. Rui Alberto, diretor das Edições Salesianas; Pe. João Cândido, diretor dos Salesianos Porto; Pe. João Rosa.

As Edições Salesianas estão sediadas na Casa Nª Srª Auxiliadora, onde reside uma comunidade salesiana há 71 anos. Uma vez que esta comunidade vai extinguir-se no próximo mês de Setembro, o dia 24 de maio foi celebrado de forma especial.

 

A editora salesiana portuguesa nasceu pela mão do Pe. Humberto Pasquale, em Mogofores. Em 1946, quando este salesiano veio para o Porto, trouxe consigo a obra da edição de livros. Pela falta de espaço que enfrentava - podemos ler na sua biografia que o seu quarto era, também, um armazém (1) - o sacerdote italiano começou, desde logo, a procurar uma nova sede para a editora onde pudesse funcionar uma livraria. O seu sonho viria a concretizar-se através da generosidade da D. Filomena Mesquita que ofereceu ao salesianos um edifício de quatro andares entre as ruas Fernandes Tomás e Alves da Veiga. Aí nascia a Casa Nª Srª Auxiliadora, bem como a nova sede das Edições Salesianas.

Setenta e um anos depois, por razões relacionadas com a gestão dos recursos humanos e patrimoniais, o Conselho Provincial decidiu unir os salesianos desta comunidade aos da obra Salesianos Porto, localizada no Lg. Pe. Baltazar Guedes. Assim, esta foi a última vez que a solenidade de Maria Auxiliadora foi celebrada na casa que tem o seu nome. Por esse motivo, a data foi assinalada de forma especial. A partir das 17h30, benfeitores, salesianos, ex-funcionários e colaboradores da editora uniram-se na capela para um momento de oração, presidida pelo Pe. Rui Alberto, diretor da casa. De seguida, os presentes reuniram-se na sala de jantar da comunidade para um momento de convívio.

A evangelização através da "boa-imprensa" (2), sob o manto protetor da Nª Srª Auxiliadora, continuará a ser a missão das Edições Salesianas. Apesar da saída da comunidade salesiana, o edifício manter-se-á como sede da editora, do Cavaleiro da Imaculada e da Livraria Salesiana do Porto. 

 

(1) "O traquina de Deus", Pasquale Humberto, Edições Salesianas 2014 

(2) Expressão de S.João Bosco para definir a natureza das editoras salesianas 

Siga-nos

Visite as livrarias

Quem Somos

Somos uma editora católica, fiel ao carisma de S.João Bosco. Especializados em catequese e pastoral juvenil, estamos em Portugal há quase 70 anos. "Educação e Evangelização" é o nosso lema. Temos lojas próprias nas cidades do Porto, Lisboa e Évora e estamos presentes nas principais livrarias católicas portuguesas.

Contactos

Rua Duque de Palmela, 11
4000-373 PORTO

(+351) 225 365 750

edisal@edicoes.salesianos.pt