fbpx
Da esquerda para a direita: Diogo Pinto (Armazém); Aurélio Ferreira (Administrativo); Rui Alberto (Diretor Editorial);Dom Gildásio; Claudine Pinheiro (Comunicação); Paula Santos (Livraria) | Atrás: Paulo Santos (Design); Susana Neto (Livraria); Fernanda Baquetas (Operacional)

No dia 16 de abril, o Pe. Gildásio Santos, Conselheiro do Reitor-Mor para a Comunicação Social, reuniu-se com os colaboradores da sede das Edições Salesianas.

Num encontro informal mas de extrema importância, Dom Gildásio começou por se apresentar e contar um pouco do seu percurso na área da comunicação e  marketing. De seguida, recordou a importância da comunicação no carisma Salesiano e o quão fundamental é que os setores que nela trabalham acompanhem as suas sucessivas transições e transformações. 

Privilegiando o diálogo e a troca de opiniões entre os sete colaboradores presentes, Dom Gildásio partilhou as suas intuições sobre o que deve orientar a editora salesiana portuguesa: 

- Jamais esquecer a relevância do livro no panorama da cultura e da evangelização;

- Garantir que a modernização seja acompanhada por uma gestão de qualidade;

- Entender as livrarias como espaços onde se pode e deve valorizar a cultura local;

- Garantir uma política de preço justa, adequada ao mercado e que garanta a subsistência das estruturas editoriais

- Escutar de forma ativa e atenta o cliente  

No encontro estiveram também presentes o Pe. Rui Alberto que, para além de diretor editorial das Edições Salesianas é o Delegado Nacional da Comunicação Salesiana, e o Pe. Gabriel que, desde há três meses, colabora na obra Cavaleiro da Imaculada.

Esta reunião insere-se na visita às presenças salesianas de Portugal e Cabo Verde que decorre de 1 de abril a 30 de maio de 2021. Estas Visitas Extraordinárias estão previstas nas Constituições da Sociedade Salesiana, e têm como objetivo intensificar a comunhão dos Salesianos das várias províncias e acompanhar a atividade de cada uma das casas salesianas. Convocadas pelo Reitor-Mor podem ser delegadas num Visitador Extraordinário, como foi o caso desta visita assumida por Dom Gildásio.

O Pe. Gildásio Mendes dos Santos é natural de Conceição da Barra, Brasil, foi Delegado Provincial para a Comunicação Social entre 2004-2005 e 2009-2015 e Provincial dos Salesianos de Campo Grande. O Capítulo Geral 28 elegeu-o Conselheiro para a Comunicação Social.

Siga-nos

Visite as livrarias

Quem Somos

Somos uma editora católica, fiel ao carisma de S.João Bosco. Especializados em catequese e pastoral juvenil, estamos em Portugal há quase 70 anos. "Educação e Evangelização" é o nosso lema. Temos lojas próprias nas cidades do Porto, Lisboa e Évora e estamos presentes nas principais livrarias católicas portuguesas.

Contactos

Rua Duque de Palmela, 11
4000-373 PORTO

(+351) 225 365 750

edisal@edicoes.salesianos.pt