Ao centro, D.Manuel Linda, Bispo do Porto, tendo à sua esquerda o Provincial dos Salesianos, Pe. José Aníbal Mendonça

O bispo do Porto, D. Manuel Linda, inaugurou solenemente os novos espaços da Livraria Salesiana do Porto e da sede das Edições Salesianas, no dia 23 de maio.

A cerimónia de bênção dividiu-se entre os dois espaços e contou com a presença do Provincial dos Salesianos, padre José Aníbal Mendonça, da direção das Edições Salesianas, do delegado provincial para a comunicação social, padre Rui Alberto, colaboradores, antigos funcionários, parceiros e fornecedores, entidades locais e clientes.

A comemoração iniciou na Livraria Salesiana onde D. Manuel Linda sublinhou o valor do trabalho intelectual baseado na fé. “Associo-me com muita alegria a esta bênção, não só por representar mais postos de trabalho (…) mas fundamentalmente, porque o trabalho aqui desenvolvido (…) é aquele que mais edifica (…) que é o trabalho da cultura e o trabalho do pensamento religioso.” Num tempo em que a sociedade se desumaniza, o pastor da Diocese do Porto salientou que corremos o risco de “não sermos uma sociedade de encontro”, ideia que o Provincial dos Salesianos reiterou quando tomou a palavra. Mais do que um sítio de venda, uma livraria salesiana é um espaço onde se promove o encontro e partilha entre pessoas “através do seu testemunho, da sua cultura e da sua fé”. O Pe. José Aníbal Mendonça explicou a importância da presença de D. Manuel Linda por ser claro para os salesianos que a sua missão editorial é feita “com a Igreja e como Igreja”. Recordou, ainda, as Constituições Salesianas onde é explícito que a Comunicação Social é assumida como uma das prioridades da Congregação.

Já na sede das Edições Salesianas, D. Manuel Linda reforçou a relevância da difusão dos valores cristãos, matriz do pensamento europeu. Antes do descerramento da placa alusiva ao evento, o responsável pela Congregação Salesiana em Portugal recordou como se fundaram as Edições Salesianas. Em 1947, o fundador Pe. Humberto Pasquale regressava a casa, rezando o terço para que Nossa Senhora o ajudasse a encontrar um local que acolhesse a editora. Num cruzamento, junto de um edifício, escutou uma voz que dizia: “É esta, é esta!”. Dias depois, a proprietária dessa casa soube das intenções do Pe. Humberto e foi ao seu encontro para lhe dizer: “A minha casa nem a alugo, nem a vendo. Sendo para uma obra de bem, eu ofereço-lha.

No final da celebração, os presentes foram convidados a conhecer os espaços e a confraternizarem enquanto se servia um porto de honra.

As Edições Salesianas foram fundadas em 1947, no Porto, e, desde a sua génese, fundamenta o seu catálogo na área da educação, animação de tempos livres e evangelização. Para além o Porto, também Lisboa e Évora têm uma Livraria Salesiana.

--

Legenda da Foto (da esquerda para a direita)

Padre Sebastião Coelho, sdb, administrador das Edições Salesianas; Padre Rui Alberto, sdb, diretor editorial das Edições Salesianas; D. Manuel Linda, Bispo do Porto; padre José Aníbal Mendonça, Provincial dos Salesianos; padre José Cordeiro, sdb, Diretor das Edições Salesianas

Porto, maio de 2019

Siga-nos

Visite as livrarias

Quem Somos

Somos uma editora católica, fiel ao carisma de S.João Bosco. Especializados em catequese e pastoral juvenil, estamos em Portugal há quase 70 anos. "Educação e Evangelização" é o nosso lema. Temos lojas próprias nas cidades do Porto, Lisboa e Évora e estamos presentes nas principais livrarias católicas portuguesas.

Contactos

Rua Duque de Palmela, 11
4000-373 PORTO

(+351) 225 365 750

edisal@edicoes.salesianos.pt