A 24 de janeiro, a Igreja celebra S.Francisco de Sales, que D.Bosco adotou como patrono da sua congregação. 

 

A pergunta é frequente: porque é que os Salesianos não se chamam "Bosquianos"? 

Na escolha do nome para a fundação da sua congregação, D.Bosco inspirou-se em S. Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas e comunicadores. 

A 8 de dezembro de 1844, Dom Bosco inaugurou nos subúrbios de Turim um "oratório" dedicado a São Francisco de Sales.

 

Descrevendo esse dia histórico nas suas Memórias do Oratório de São Francisco de Sales, o educador piemontês explicou as razões pelas quais escolheu a proteção deste santo. O primeiro foi, aparentemente, casual: o retrato de São Francisco de Sales já estava na entrada da sala quando ele para lá foi. O segundo, mais pessoal, é exposto desta forma: 

"Porque a parte do nosso ministério que exigia grande calma e mansidão, era colocada sob a proteção deste santo, para que ele obtivesse de Deus a graça de poder imitá-lo em sua extraordinária mansidão e no ganho das almas".

A festa de S.Francisco de Sales, Doutor da Igreja e padroeiro dos jornalistas e comunicadores é celebrada a 24 de janeiro.

 

Siga-nos

Visite as livrarias

Quem Somos

Somos uma editora católica, fiel ao carisma de S.João Bosco. Especializados em catequese e pastoral juvenil, estamos em Portugal há quase 70 anos. "Educação e Evangelização" é o nosso lema. Temos lojas próprias nas cidades do Porto, Lisboa e Évora e estamos presentes nas principais livrarias católicas portuguesas.

Contactos

Rua Duque de Palmela, 11
4000-373 PORTO

(+351) 225 365 750

edisal@edicoes.salesianos.pt