A criação de valor na gestão estratégica das Instituições Sociais da Igreja em Portugal

Descrição
Em Portugal, as Instituições Sociais da Igreja Católica são um dos pilares fundamentais da acão eclesial. Tendo a fé como base da sua intervenção e missão, detêm uma identidade singular cujo impacto era, até hoje, desconhecido. Nesta tese de investigação é possível perceber-se que efeitos provocam estas instituições na criação de valor na Igreja portuguesa.
O presente estudo centrou-se na Cáritas, entidade coordenadora da Pastoral Social. Usando uma metodologia de múltiplos casos de estudo (multiple-case design), o autor procurou aferir em que medida o “ser Igreja” interfere nos mecanismos de suporte, de governação e de rede intrínsecos a este tipo de organizações.
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Sobre o autor: Tiago Abalroado é Doutorado em Gestão, Estratégia e Desenvolvimento Empresarial pelo ISCTE-IUL, Pós-Graduado em Gestão - Marketing pela Universidade de Évora e Licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Católica Lisbon School of Business & Economics.
É presidente da Direção da Unitate - Associação de Desenvolvimento da Economia Social (2013 - presente) e da UDIPSS-Évora - União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Évora (2015 - presente). Exerce ainda funções de Vogal do Conselho Executivo da Cáritas Arquidiocesana de Évora (2016 - presente).
Foi Coordenador Técnico do Programa “Gerar Evolução” - CLDS 3G - Redondo (2015-2016) e Secretário-geral da Cáritas Paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa (2012-2015).
É formador, consultor e membro da Ordem dos Economistas, da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE) e da Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing.